Homem notável ?

25maio11

Um texto, uma imagem, e principalmente um evento/acontecimento tem várias possibilidades de  interpretação. O modo como cada um relata esse acontecimento é influenciado por seus objetivos pessoais, ideais políticos , religiosos, sociais, econômicos, trabalhistas. Assim como o modo como interpretamos esses relatos dependem de nosso conhecimento de mundo, de nossos ideais políticos, religiosos e sociais. Dessa forma a maneira como falamos do mundo e interpretamos o mundo depende unicamente de como interagimos com ele.

O texto da segunda-feira (23) se refere a Hitler, as informações do texto são reais, mas foram dispostas de forma a criar uma imagem positiva do ex-governante alemão. Em outras palavras, é verdade, mas não é toda a verdade.

O texto e a imagem foram tirados de um comercial da Folha de São Paulo que pode ser visto na integra aqui.

Dê sua opinião : Como agir e o que fazer quando informações estão sendo parcialmente divulgadas criando uma ideia contraria da situação? Você já viu isso acontecer com outras pessoas/acontecimentos?

Por Bárbara Bigon



2 Responses to “Homem notável ?”

  1. 1 Octavio

    Podemos também pensar na Ficção/Realidade, no sentido de muitas vezes a ficção ser mais verdadeira ou mais “real” do que a realidade; Por exemplo: Um jornal que passa uma notícia mais ou menos falaciosa pode ser menos real do que um filme de fiçcão que denuncie algo

    Um exemplo mais claro: Imaginemos uma ditadura. Certamente a notícia do jornal, que é tratada como real, pode ser menos verdadeira do que um filme de ficção feito para denunciar algo.

    Já vi isso acontecer e vejo acontecer a todo momento, com o governo do PT, onde divulgam apenas as melhorias, mas sequer explicam como fizeram. A julgar pela alta inflação atual, sou capaz de apostar que o PT imprimiu/injetou papel moeda na economia, e, por conta disso, conseguiu financiar seus investimentos (só que agora sofremos com a inflação advinda disso)

    Programas políticos, principalmente em época de eleição, também são pioneiros neste tipo de coisa

    Agora… como agir? bem, só havendo mais e mais concorrência na imprensa, para que uma denuncie a outra (a internet ajuda muito nisso), bem como o cidadão desenvolver mais crítica (deveria aprender a ler com mais desconfiança lá na escola, mas…)

  2. Quando temos apenas uma opinião sobre o assunto fica dificil fazer um julgamento, procurar se informar em outros veículos de informação sobre o assunto é o caminho mais curto e mais eficiente. Porque o que a mídia quer mesmo é manipular e distorcer para que seus interesses sejam alcançados.


Deixe um comentário